Typescript

De Supel Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Typescript é um superconjunto de Javascript, sendo o principal recurso a tipagem da linguagem, além de ferramentas interessantes como checagem estática, criação de interfaces, generics, tuplas e outras coisas que vão te ajudar (e muito) no processo de desenvolvimento. é mantido pela Microsoft (sei que alguns devs torcem o nariz quando lêem esse nome) e um dos primeiros grandes frameworks a adotarem ele como linguagem foi o Angular a partir da sua versão 2.

Tipos

Não é obrigatório usar tipagem no Typescript, mas por razões óbvias é importantissimo que se use, uma dessas razões é pelo simples fato de reduzir bugs no estágio de desenvolvimento, a tipagem permite que você escreva um código coeso, legível, e livre de erros. Vamos a um exemplo simples:

1 fVuxfh-yp7uhWIYkr-nASg.png

Esta tecnicamente é uma função de somar dois números, mas o que acontece se passarmos um número e uma string como parâmetros? Ou até mesmo se passarmos duas strings? Teremos um comportamento inesperado não é mesmo?

1 JobxDHplpJUMXHHXCzYHoQ.png

Numa aplicação complexa isso pode ser um problema, afinal nem sempre controlamos a estrutura de dados com que lidamos (vinda de uma API externa por exemplo), isso faz com que nosso código fique susceptivel a falhas, e a tipagem pode resolver isso lindamente, vejam só:

1 behW-44RisnZkiKxJJBguQ.png

Como Instalar

  1. Instale o node js e o NPM no site do Node</a>
  2. Abra o cmd do windows e execute esse comando npm install -g typescript
  3. Faça um arquivo com a extensão .ts
  4. Escreva um código no typescript, abra o cmd e execute esse comando no mesmo caminho do arquivo que você criou tsc [o nome do arquivo que você criou].ts