SCRUM

De Supel Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Metologia ágil

scrum

O SCRUM é utilizado pela GTI na gestão de planejamento dos projetos de software. De forma que a cada ciclo de 15 dias (corridos) a equipe deve entregar alguma funcionalidade que agregue valor a SUPEL.

Product Owner (PO)

Papel desempenhado por Hudson (Gerente da GTI), tem como função priorizar as demandas, entender as solicitações do clientes, manter os interessados na solução a parte das evoluções e fazer a mediação entre os clientes e a equipe de desenvolvimento.

Scrum master

Papel desempenhado pelo Fernando Debrie Cujui, tem como função atuar como facilitador no trabalho da equipe de desenvolvimento. Removendo os empecilhos e garantindo que as regras do scrum sejam compridas.

Time de desenvolvimento

São todos que colaboraram na construção da solução/produto. Comumente e composto por todos os desenvolvedores da GTI, mas pode contar membros de outros setores ou entidades.

Daily scrum meeting (Reunião diária)

A Daily é realizado por volta das 08:00 da manhã e tem como objetivo manter todos focados no objetivo da sprint. Nesta reunião todos devem responder a 3 perguntas:

  • O que eu fiz no dia anterior?
  • Quais dificuldades encontrou?
  • Qual o planejamento para o dia de hoje?

Esse evento é obrigatória a presença da equipe de desenvolvimento e do scrum master. Eventualmente o PO pode participar. No final de cada daily é realizado o grito de guerra

Sprint Review

Realizada no ultimo dia da sprint tem como objetivo apresentar os produtos desenvolvidos para o PO. Que deve aprovar ou reprovar o que foi entregue. Nesse evento todos devem participar.

Sprint Retrospective

Realizada no ultimo dia da sprint tem dois objetivos principais.

  • Identificar os pontos positivos identificados na sprint que acabou de ser finalizada. Para que sejam utilizados na próxima sprint
  • Identificar os pontos negativos identificados na sprint que acabou de ser finalizada. Para que sejam mitigadas na próxima sprint


Referências

[1][2]