Ginástica laboral

De Supel Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Ginástica Laboral

A ginástica laboral é usualmente conceituada como uma série de exercícios de curta duração promovida, normalmente, no ambiente de trabalho com a finalidade de melhorar a saúde do colaborador, aumentar a interação coletiva, evitar lesões, e amenizar fadiga - o que culmina na melhora da qualidade de vida do servidor.

Além dos mencionados benefícios para a saúde do colaborador a ginástica laboral tem, como efeito reflexo, diversos benefícios para a instituição que implementa o sistema, que são: redução de absenteísmo por lesões, crescimento na produtividade, redução das licenças médicas e integração dos funcionários.

Benefícios da Ginástica Laboral

A ginástica laboral tem sido o foco de diversos estudos científicos que quantificam e qualificam seus resultados - em sua esmagadora maioria apontando a prática como um ótimo investimento para empresas (e órgãos públicos) uma vez que sua implantação é pouco onerosa e seus resultados extremamente benéficos.
Estudando essa relação entre a ginástica laboral e os benefícios para a empresa FABIANA VIEGAS BRANDÃO LIMA (especializada em gerência de projetos e mestre em engenharia de produção) realizou um estudo cientifico, quantitativo e qualitativo, durante 1 (um) ano com 10 empresas - sendo 4 (quatro) de pequeno porte, 4 (quatro) e médio porte e 2 (duas) de de grande porte - e concluiu, com as respostas de seus clientes, que houve redução de 30% nas doenças ocupacionais e 10% de crescimento na produtividade, conforme gráfico (Lima, Fabiana. Efetividade do sistema de Ginástica Laboral, p. 304).

Gráfico benefícios da ginástica laboral

Implementação na SUPEL-RO

Percebendo os benefícios trazidos pela prática da ginástica laboral a Superintendência Estadual de Compras e Licitações de Rondônia (SUPEL-RO), acertadamente, implantou o sistema em sua rotina, o que tem gerado resultados benéficos. Diariamente, às 10 horas, os servidores dessa superintendência são incentivados a levantar-se de suas cadeiras e, em suas próprias baias, realizarem alguns exercícios por apenas 10 minutos. Os exercícios consistem, basicamente, em alongamentos e movimentos que aliviam a tensão dos músculos e tendões que são severamente castigados pela rotina de uma alocação de trabalho em forma de escritório. Na primeira semana após a implantação da ginástica, que tem tido a participação massiva dos colaboradores, os servidores conseguiram notaram clara diferença em seu condicionamento físico, produtividade e qualidade de vida.

Colaboradores fazendo alongamento durante a prática da ginástica laboral