Filmagem das sessões públicas
Índice
Amparo legal
O serviço de filmagem das sessões públicas foi motivada através da Lei 4.287, de maio de 2018 . Que dispõe sobre a transparência das sessões públicas realizadas no âmbito dos procedimentos licitatórios do Estado de Rondônia.
Solicitação de montagem do equipamento
A fim de atender os requisitos de transparência estabelecidos pela lei nº 4287/18, que dispõe sobre obrigatoriedade da filmagem com áudio das sessões públicas realizadas no âmbito dos procedimentos licitatórios do Estado de Rondônia, fica estabelecido, conforme memorando-circular nº 5 (2681249), processo 0043.291087/2018-55 (SEI), que na data da publicação do edital a comissão interessada deve requisitar a instalação dos equipamentos a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), via chamado pelo sistema pipefy.
A citada requisição, via chamado, deve conter o tipo procedimento a ser realizado (tomada de preço, análise de amostra, sorteio para desempate etc.), a data e hora em que se pretende realizar a sessão e e-mail para contato. Após realizada a gravação da sessão, será enviado no endereço eletrônico disponibilizado no chamado os links com acesso aos vídeos.
Equipamento utilizado
- 02 câmeras GoPro HERO5 BLACK
- 02 microfones de mesa
- 02 tripés de 1,80
Procedimento de disponibilização de filmagem
A disponibilização das imagens deve ser feita em 48 horas após a sessão. Para disponibilização das filmagem, são utilizados os seguintes passos:
Configuração do ambiente para extração de vídeo
Devido a qualidade do vídeo o arquivo fica muito grande para transferência convencional (Dispositivo para o PC). Para extração dos arquivo é necessário a instalação do software GoPro Quik, para desktop.
- Baixar GoPro Quik Desktop.
- Realizar autenticação com email da gtisupel@gmail.com
- Realizar a importação dos arquivos para uma pasta local.
Conversão do vídeo
Por padrão, a câmera fraciona a filmagem. Por tal motivo é necessário fazer a junção desses arquivo e reduzir o tamanho do arquivo. É proibida qualquer edição e corte no vídeo.
- Baixar VSDC
- Criar novo projeto
- Definir resolução do vídeo (1024 X 576 pixes (16:9))
- Selecionar os videos que serão juntados
- Alinhar o inicio do vídeo com fim do anterior
- Selecionar a aba Exportar projeto
- Selecionar a aba Conversão
- Clicar no botão Iniciar conversão
- Selecionar a opção Continuar
Upload do arquivo no youtube
- Autenticar com o e-mail gtisupel@gmail.com
- Selecionar a opção enviar vídeo
- O titulo deve ser composto por [Motivo da sessão pública] [Modalidade da Licitação] | [Sigla + número de ordem] [Tipo de visão (Visão pregoeiro) (Visão participantes)]
- Inserir as tag de consulta. ([Motivo da sessão pública], [Modalidade da Licitação], [Sigla + número de ordem], SUPEL, (Visão Pregoeiro - Visão participantes)
Disponibilização dos links para a comissão
- Autenticar no youtube com o usuário gtisupel@gmail.com
- Selecionar os 02 links dos vídeos
- Acessar o serviço de e-mail
- Escrever novo e-mail
- Utilizar o modelo de resposta
Modelo de resposta Bom dia, segue os links para divulgação.
Visão Pregoeiro: link_1 Visão Participante: link_2